Capa

Nascida no interior de Xaxim, ela se especializou em psicologia, filosofia, moda e comanda a loja Glamour há 18 anos

Idania
18 de jan de 2023

Quando iniciamos uma nova etapa de nossas vidas, sempre temos a expectativa dos passos que serão trilhados e uma concepção do que é o correto para o momento. Mas, como num passe de mágica, do dia para a noite, vem a vida e nos surpreende, impondo desafios que às vezes nem nós mesmos acreditamos serem possíveis de resolver. Ao mesmo tempo que nos desafia e impõem obstáculos, não saber o que nos espera, e poder lutar cada batalha com a fé de vencer, é que faz a vida valer a pena.

Luciana Feltrin inaugurou a Glamour Calçados e Confecções no dia 27 de agosto de 2004 e, com certeza, não imaginava tudo o que teria que passar. Ela viu seu sonho nascer, crescer, e neste ano de 2022, chegar à maioridade, com 18 anos completos. Hoje a loja é referência em Xaxim e região Oeste  de SC pelos produtos de qualidade e, principalmente, pelo atendimento especializado e humanizado. Mas tudo isso foi construído ao vencer desafios profissionais e pessoais, que moldaram quem a empresária é hoje.

Nascida na Linha Uvarana, no interior de Xaxim, mesmo longe de tudo, ela sempre teve o sonho de empreender. “Comecei a estudar aos oito anos, e tinha que andar dois quilômetros para chegar à escola. Com quatro anos eu já gostava muito de calçado, isso que eu nem via muito, porque na minha casa, só chegou televisão quando eu tinha oito anos de idade.” Luciana conta que, intuitivamente, já gostava do que envolvia moda, principalmente bolsas e sapatos. “Eu via que existia esse lado no mundo quando minha mãe comprava alguma coisa, então eu ficava ‘nossa, que coisa fantástica!’’. Como morava num local bem afastado da cidade, tudo acontecia na sua imaginação. Nesse período, ela sempre se dedicou a ajudar os pais nos trabalhos que envolviam a agricultura familiar. “Os primeiros quinze anos foram difíceis, complexos, desafiadores, com alguns episódios traumáticos, mas que contribuíram para a formação de uma personalidade forte e destemida”, relata.

Aos 15 anos, a empresária deixou a casa dos pais para vivenciar seu primeiro emprego, na cidade de Chapecó. Lá, ela trabalhou no setor de vendas da Irmãos De Marco, empresa revendedora da Volkswagen. Ela permaneceu na empresa até que conseguiu passar no vestibular de psicologia, quando partiu para uma nova rotina: estudar no período da manhã e durante a tarde trabalhar como vendedora de livros e como secretária em um escritório jurídico. Ela concluiu sua graduação em Psicologia em 2003 e logo em seguida começou uma especialização em Psicologia Organizacional do Trabalho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. “Durante essa especialização, surgiu a ideia de montar o meu próprio negócio. Então voltei a um sonho que eu tinha desde menina, mesmo morando lá no meio do mato. Por que não empreender uma coisa que eu sempre me encantei, que eu sempre admirei?”, relembra.

 

Primeiros passos

Como todo projeto, primeiro, ele precisa ser desenhado e idealizado como sonhamos, mas nada é possível de fazer sozinho, por isso, ela teve ajuda de pessoas essenciais. “Me lembro que em um fim de semana falei sobre essa minha ideia com algumas amigas. Contei que gostaria de ter uma loja diferenciada, mas não tinha experiência com comércio em Xaxim. No outro dia, a Cassiane Regina de Oliveira, que estava naquela roda de amigas no dia anterior, me disse que amou a ideia e que tinha essa experiência que me faltava, e propôs uma sociedade para iniciarmos a loja”.

Como a ideia da Glamour estava apenas sendo estruturada, Luciana foi buscar a opinião do pai antes de iniciar a parceria. “Eu estava fazendo a especialização, morava com meus pais e dependia financeiramente deles. Aí sentei e coloquei a ideia para ele, e ele disse que ajudaria com certeza e apoiaria meu sonho. E então ele me ajudou com o dinheiro para iniciar”, conta.

A partir daí, tudo fluiu bem e no dia 27 de agosto de 2004, a Glamour abriu oficialmente suas portas, no mesmo dia em que Luciana comemora sua outra profissão, o Dia do Psicólogo. Neste período, ela também exercia a profissão de psicóloga na Prefeitura Municipal de Xaxim e terminava a sua especialização na área de psicologia.

“Um momento que mudou tudo na minha vida”

Três anos se passaram e a Glamour já consolidava sua marca em Xaxim, sempre com destaque para os produtos originais, de qualidade e com bom atendimento. Mesmo se dedicando a duas paixões, a loja e a psicologia, uma tragédia familiar e uma outra série de acontecimentos fez com que, do dia para a noite, a vida de Luciana mudasse completamente.

Em 06 de setembro de 2007 ela perdeu seu pai, vítima de uma depressão que ocorreu de forma avassaladora e muito rápida. “Eu nunca esperava passar por algo tão desesperador. Eu me vi numa situação onde eu tinha que ser forte, mesmo estando despedaçada por dentro. Precisei dar conta de muitos compromissos, mesmo estando com a alma destruída. Tinha a loja, meu trabalho na Prefeitura, meus estudos. Em um piscar de olhos a minha base, que era meu pai, não estava mais aqui. Eu morava com meus pais, e tinha muita dependência dele, principalmente emocional. Fiquei sem chão naquele momento, mas eu precisava reagir e cuidar da minha mãe, que também estava com depressão, e dar força para a minha irmã caçula que era extremamente apegada ao pai. Além de tudo isso, meu pai tinha uma empresa, a Transportes Feltrin, que estava funcionando e tinha famílias que dependiam dela”, relata.

Naquele momento, Luciana assumiu a missão de aprender, administrar o negócio da família e dar os encaminhamentos necessários, sempre pautados na honestidade e responsabilidade. “Da noite para o dia eu fiquei ali com muita coisa na minha frente para resolver e com uma dor devastadora dentro de mim, que rasgava a alma. Só que eu tinha que estar de pé pois as famílias dos motoristas dependiam daquele salário e eu tinha que dar conta”.

Mesmo despedaçada por dentro, não tendo como ter tempo para elaborar o luto, Luciana seguiu na administração da empresa do pai, ao mesmo tempo que buscava se dedicar ao seu sonho, que era a loja. Nesse momento, também decidiu pedir afastamento da Prefeitura e, ainda, no mesmo período, a sócia dela também pediu para desfazer a sociedade. Tudo estava muito pesado, foram dias de muita dor e decisões cruciais. Luciana precisou comprar a parte da sócia e seguir sozinha no seu sonho.

 

“Então tudo aconteceu naquele mês de setembro de 2007. Eu tive que assumir a loja, cuidar da minha mãe e da minha irmã, assumir a empresa do meu pai, aprender da noite para o dia sobre o que era uma empresa de transportes, a entender de caminhão, de mecânica, criar vínculos com os motoristas e suas famílias.  E também neste mês, algo inesperado: eu engravidei”, relembra.

 

Depois da chuva, o sol

 

Mesmo no momento mais crítico de sua vida, Luciana relata que a gravidez transcorreu bem e ela se casou em fevereiro de 2008. A empresa de transportes do pai foi direcionada para a mãe dela, que aprendeu muito bem sobre o funcionamento do negocio. “Minha irmã se formou e abriu a farmácia dela em Cordilheira Alta. Mais tarde decidimos vender a empresa e investir em outro segmento. Minha mãe hoje vive no litoral e administra seus imóveis”.

A Glamour também cresceu e se desenvolveu. Aos poucos foram incrementadas novidades. “Primeiro era só de sapatos e bolsas, e já em 2008, acrescentamos vestuário,  tanto feminino quanto masculino”, celebra. Desde o início da loja, Luciana sabia que trabalharia com marcas de qualidade como um diferencial. “Quero que o cliente se sinta à vontade. Porque não é só chegar e comprar um produto, mas saber que a compra vai ser bem aproveitada”. O objetivo da empresária sempre foi manter uma venda de proximidade com o cliente, um vínculo positivo.

E justamente essa confiança dos clientes é que proporcionou uma evolução marcante para Glamour, com a conquista da sala própria em 2012. “Ninguém me deu aquele dinheiro. Simplesmente a Glamour comprou o próprio espaço dela, em uma sala ampla na avenida, o que é muito difícil de conseguir. Tem pessoas que dizem que é meu marido que me sustenta e que ele comprou a sala. Mas, meu marido nunca colocou um real na loja. Somos um casal proprietários de empresas em diferentes segmentos e não misturamos as coisas. O que dividimos é o apoio emocional e intelectual. A Glamour tem vida e se sustenta”, reforça.

A batalha de Luciana

Guerreira e destemida, Luciana enfrentou lutas que muitas pessoas desconhecem. Em 2015, ela decidiu que queria ter outro filho, além do Lúcio, que na época já tinha sete anos. E, no meio dessa importante decisão, também aproveitou para realizar um “check up” geral da saúde. Os exames apontavam uma saúde excelente, mas, por conta própria, ela decidiu que gostaria de consultar também um endocrinologista para verificar os hormônios e a tireoide.

“Quando eu fui consultar, ela estava finalizando a lista de exames solicitados e eu pedi para ser acrescentado um ultrassom do meu pescoço. Ela disse que não precisava, mas eu insisti e ela acrescentou. E nessa ultrassom, apareceu um câncer”. Os exames solicitados demoraram dois meses para chegar. “A demora foi porque eles testaram duas vezes. Apareceu um câncer maligno em estágio muito avançado e grave, em nível cinco, e eu não tinha sentido absolutamente nada”, relata.

 

Os momentos críticos seriam ainda mais intensos a partir disso. Luciana precisava fazer uma cirurgia urgente e procurou o melhor profissional nesse segmento, e o encontrou em Porto Alegre (RS). “Embarquei no avião e fiz tudo sozinha. Somente meu marido, minha mãe e irmã sabiam. O cirurgião me deixou muito tranquila e já marquei a cirurgia. Eu tenho uma colaboradora que é meu braço direito, a Cleidiane. Ela assumiu a loja e eu fui cuidar da minha saúde”.

A mãe de Luciana foi a acompanhante na cirurgia. O procedimento envolveu abrir todo o pescoço, algo muito complexo e com altos riscos, inclusive de perder a voz. “Mas eu tive muita fé e força. Em nenhum momento chorei ou me lamentei. Eu sempre encarei de frente os problemas, olho a olho, desde pequena. Deu tudo certo! Claro que depois da cirurgia passei por tratamentos radioativos, tive efeitos colaterais e outras dificuldades, mas eu enfrentei, aquilo era algo só meu e eu tinha que resolver de cabeça erguida”, afirma.

A segunda gravidez

Por conta do câncer, Luciana precisou de mais alguns anos para a desintoxicação da radiação e do tratamento. “Eu digo que é outro milagre da minha vida. Quando passou o tempo necessário, eu decidi que queria muito esse anjinho, que me salvou”, conta. Após esses quatro anos, Luciana tinha uma viagem marcada para Israel e realizou uma consulta dois dias antes da viagem. O médico disse que ela só poderia engravidar quando voltasse da viagem porque o período fértil seria depois e, além disso, poderia levar mais algum tempo.

“Mesmo assim, eu sentia que meu bebê viria logo. Lá em Jerusalém, no Muro das Lamentações, eu coloquei uma cartinha com o meu desejo de ter mais um bebê. Eu sei que coloquei a carta lá com muita fé e voltei grávida. Porque o tempo de Deus é diferente do nosso tempo. Eu acredito muito nesse lado divino na minha vida, Deus sempre me segurou pela mão e agradeço a vida do Lucas, hoje com quatro anos, e a do Lúcio, hoje com 14 anos”, conta Luciana.

Uma nova fase da Glamour

No dia 31 de agosto de 2022, a loja Glamour foi reinaugurada em Xaxim. Luciana percebeu que era o momento de apostar em novas cores e formas que representassem também o momento atual da empresária. “Antes predominava o preto em toda a identidade visual, que eu percebo como uma relação com o luto, inconscientemente. Então, para isso, eu tive que fazer um estudo de identidade visual e nele apareceu que seria o momento de mudar e trazer cores leves, que tem a ver com esse momento que eu estou, um momento muito mais maduro e forte da minha vida”, detalha.

Outra significativa mudança do aniversário de 18 anos é o público-alvo. A partir de agora, a loja atenderá somente o público feminino, com vestuário, calçados e bolsas. A empresária ressalta também o apoio das colaboradoras para o sucesso do empreendimento. “Somos uma equipe unida, sou muito grata à Cleidiane Capellari, uma pessoa que eu gosto muito. Ela é madrinha do meu neném também. A gente tem uma relação muito próxima. Agradeço muito também às demais colaboradoras que são maravilhosas, a Pâmela Bifi e a Fabiane De Moura”.

E a Glamour de hoje, na avaliação da proprietária, é uma loja referência em confiança e segurança na aquisição de produtos originais. “As clientes sabem que aqui é tudo original. Nesses 18 anos foi gradativo o crescimento, como mais de 50 mil seguidores no instagram e clientes não só de Xaxim, mas também de todo o Oeste, de Florianópolis, São Paulo e até Minas Gerais. As clientes poderiam comprar no site oficial, mas preferem comprar comigo por conta dessa relação de venda, carinho e cuidado que proporcionamos também no pós venda”.

 

Entre o empreendedorismo e a psicologia

Luciana é especialista em psicologia e filosofia, já realizou muitos cursos sobre combinação de cores, padronagem, clássico com moderno, ramificações para composição de looks, cores e estilos. Ela também é consultora de moda e se dedica atualmente a um curso com a Isabella Fiorentino, do conhecido programa Esquadrão da Moda.

Entre os sonhos de Luciana, permanece a vontade de fazer um doutorado na área da psicologia. A profissional nunca parou de estudar e possui diversos cursos realizados em Israel, Itália, Espanha, Colômbia, Uruguai, Escócia e Portugal. “Psicologia, Filosofia e Moda são minhas paixões. Isso tudo me dá base, preparo e força. Cada passo que eu dou está amparado, bem como a forma como eu lido também com as adversidades”.

A empresária está em mais um curso de Filosofia e, como planos futuros, almeja se dedicar à escrita de livros. “Eu tenho um sonho de escrever livros, porque eu gosto da escrita, é uma das minhas qualidades e habilidades. Minha vida também é dedicada a Deus, participo da Igreja, faço parte de uma equipe de liturgia, dou catequese e vou terminar minha formação em ministra”, pontua.

Os aprendizados e conselhos

Após 18 anos e muitos desafios superados, Luciana afirma que coragem é uma das principais características que um empreendedor deve ter. “Não é tão simples você se lançar em algo, sempre vão ter aquelas pessoas que vão torcer contra ou que não vão acreditar. Elas acabam julgando, e infelizmente é uma característica de cidade pequena achar que só santo de fora que tem valor. Empreender significa mesmo arregaçar as mangas, acreditar no próprio potencial, e fazer acontecer aquilo que mais deseja. Se você tem coragem, você vai ter toda a força para seguir”, sublinha.

E nesse processo que significa empreender e gerenciar um negócio, o apoio de quem mais amamos é fundamental. No caso de Luciana, ela contou com o apoio incondicional da família. “Meu pai sempre foi um exemplo de homem trabalhador, honesto e empreendedor. Minha mãe renasceu das cinzas. Minha irmã se tornou uma grande profissional e empresária. Tenho uma família que admiro e amo! Meu marido, mesmo com o trabalho intenso dele em Xanxerê, sempre deu ideias, me apoiou e é muito presente”, destaca.

Luciana reforça que as pessoas nunca devem desistir dos sonhos, daquilo que as fazem suspirar de forma diferente. “As pessoas têm algo muito especial dentro delas, que é a força da alma. É preciso confiar nisso, confiar em si. Falavam e desdenhavam por eu ter nascido no interior, que eu não sabia falar e nem escrever. Porém, eu sei falar e escrever muito bem. Eu consegui e consigo, mesmo com traumas, com a tragédia da morte do meu pai, ultrapassei barreiras, superei desafios, venci doenças graves e sigo firme e forte porque tudo vai fluir se você acreditar”.

A empresária completa que leva sempre em consideração as inclinações da sua alma, respeitando sua história de vida e valores morais. “Tudo isso de mãos dadas com a fé em Deus que habita meu ser. Acredito que a vida é muito mais dinâmica e sublime do que imaginamos, não é uma corrida de 100 metros onde quem chegar primeiro é o vencedor. Muitas vezes o vencedor nem está disputando a corrida”, conclui.

 

Entre em
Contato

Fale com a gente

contato@chocolatebusiness.com.br
Av. Plínio Arlíndo de Nes, 1484
sala 201 - Centro, Xaxim/SC
89825-000