Há muitos anos, quando ainda cursava a graduação de Publicidade e Propaganda, eu me pegava folheando as páginas da Lürzer’s Archive (a mais importante publicação internacional sobre comunicação no mundo) e imaginando se um dia meu trabalho faria parte daquela seleção.
De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Minha vida profissional mudou algumas vezes, mas quando decidi que era através da fotografia que trilharia uma carreira, sempre tive um norte claro: alcançar as grandes marcas, mesmo estando longe dos grandes centros.
Desde então, venho atendendo clientes como Diageo (Johnnie Walker), Adobe Stock, Aurora Alimentos, Pizza Hut, Peccin/Trento, Bodebrown, Cervejaria Santa Catarina (Coruja/Barco) e Samsung, cuja produção, recentemente, me colocou entre os 200 melhores fotógrafos de propaganda do mundo, justamente pela Revista Lürzer’s Archive, a mesma com a qual eu sonhava nos tempos de faculdade.
Qual o segredo para atender marcas globais a partir de um mercado local? Estratégia e dedicação.
Desde o princípio, percebi que a melhor forma de alcançar os grandes anunciantes era trabalhar para eles, mesmo que eles não soubessem disso. Explico. No princípio, simulava produções de grandes marcas, em caráter fictício, para praticar minhas habilidades e conseguir algum destaque.
Isso, por sua vez, me levou a uma necessidade cada vez maior de evolução do meu trabalho. Mirei nos fotógrafos que eram minhas referências, investi em cursos, e em milhares de horas de estudos e prática. Cada novo trabalho era compartilhado na internet e, a partir daí, chamar a atenção das grandes marcas e começar a ser cotado por elas foi uma consequência. Propósito e planejamento ultrapassam fronteiras.
Felipe Ballin é Fotógrafo Still e Diretor de Fotografia no Estúdio Ballin, formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Cinema. Viveu por mais de 25 anos em Xaxim e hoje reside em Chapecó.
Contatos: felipeballin.com @estudioballin / @felipeballin atendimento@felipeballin.com
Receba nossas novidades,
atualizações e notícias