Quantas vezes você adiou o que iria fazer? Já deixou para amanhã o que deveria ser feito imediatamente?
Certamente, em algum momento da sua vida isso já aconteceu. E como você se sentiu no final do dia, da semana, do mês ou ainda do ano? Já parou para pensar? Bom gerenciamento do tempo sempre foi um desafio para a maioria dos profissionais, mas nos tempos de hoje, onde a tecnologia e as mídias sociais se tornaram a principal distração das pessoas, este desafio está muito mais difícil de ser superado.
Você já se deu conta de quantas vezes abre o celular para dar uma conferida no WhatsApp? Ou quantas vezes abre sua caixa de entrada de e-mail durante o dia? Ou ainda, quantas vezes planejou diversas atividades para o seu dia e ao final do dia não conseguiu realizar nem a metade do seu planejamento?
Estas questões abordadas acima são vivenciadas por todos os profissionais, afinal, isso faz parte da rotina de praticamente todos no dia a dia de trabalho. A diferença está em como lidar com estas situações e como gerenciar nosso tempo.
Sabe porque precisamos gerenciar nosso tempo, porque não conseguimos criar mais tempo, mas com certeza com uma boa dose de organização, rotina e como dizemos em nossa pagina no Produza Tempo, a virada de chave vai estar em ter Foco, hábitos novos e Disciplina, mas para se criar foco, hábitos constantes e disciplina, é primordial que se descubra quais são os seus objetivos reais, para ser mais produtivo.
Foi através de mentorias e treinamentos ministrados em organizações, que observei que as pessoas os profissionais buscam constantemente ter uma alta produtividade, porém muitas vezes esses profissionais dentro das organizações não sabem realmente a fundo quais são os objetivos reais para que se tenham constância na produtividade no dia a dia. Por que Produtividade não é fazer tudo ao mesmo tempo, mas saber priorizar seus projetos e realizar seus objetivos.
Quando se entende quais são os seus objetivos você aprende a usar o tempo ao seu favor, ou seja, por meio de estratégias para usar o tempo aonde realmente deseja chegar.
Os benefícios são vários quando aprendemos gerir melhor o nosso tempo, mas acredito que o melhor deles por exemplo está em conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Por que o desequilíbrio nestas duas áreas em nossas vidas, pode sim também ser um causador de sintomas somáticos e psicológicos e consequentemente trazendo adoecimento.
Gerenciar o tempo é o primeiro passo para conseguir realizar tudo o que se propõe para alcançar os objetivos. Vejo que é uma estratégia importante que pode ser aplicada nas organizações. Por que priorizar é saber exatamente quais tarefas preciso fazer agora e não posso deixar para depois, ou, então, tarefas que posso deixar para depois ou para amanhã.
Apesar deste conceito ser de fácil entendimento, quando trazido para a prática se torna algo desafiador. Por esse motivo, existem alguns métodos que podem ajudar a classificar estas tarefas e que podem ser usadas como apoio quando você perceber que possui problemas para gerenciar o seu tempo na prática. Um deles é a matriz de gerenciamento do tempo, onde é possível classificar as atividades conforme um critério, sendo possível priorizar e administrar as horas do dia de acordo com o que realmente importa.
Na pratica a chave para a boa administração do tempo é planejar o uso dele no futuro, o que, por sua vez, depende de saber como realmente o tempo é consumido agora. E como já venho falando, antes de planejar qualquer coisa, é preciso saber onde você quer chegar e, na medida do possível, onde você se situa no momento. Dada a importância de se ter um controle da maneira como o tempo é gasto em sua empresa ou vida pessoal, é preciso saber exatamente como, de fato, é consumido esse tempo.
Porque o sonho de todo profissional é dominar aquele que não pode dominá-lo: o Tempo. Mas como fazer isso? O que mudar em minha atitude para conseguir alcançar esse tão sonhado desejo? Seguem algumas dicas simples, mas que podem ajudá-lo no dia a dia:
Dentre os vários benefícios que o profissional terá gerenciando o seu tempo de forma eficiente, posso dizer que, os resultados tão esperados começam a surgir e com certeza a produtividade aumenta.
Você se torna uma pessoa mais confiante, sua autoestima aumenta o stress e a ansiedade diminui significativamente. O profissional que pretende alcançar o sucesso precisa saber gerenciar o seu tempo, pois não saber significa não chegar aonde se espera, e consequentemente pode se tornar um profissional desmotivado e que não gera os resultados que a organização espera dele.
E por fim acredito que o autoconhecimento é a virada de chave que trará resultados para se ter uma boa gestão do tempo e para construir objetivos concretos que saiam do papel, entender melhor seus comportamentos, suas crenças, seus valores. Como dica invista em você e os resultados virão.
Franciele Fão Innocente – Psicóloga CRP 12/17321
Instagram – @Francielefaoinnocente
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