Capa
Solange Oro, filha de Seu Leonel Oro e Dona Lurdes Fosqueira, irmã da Simone Oro e mais de sete irmãos do primeiro casamento de Seu Leonel (Ilva, Valdecir, Iraci, Sirlei, Ari, Izelda e Elamir). Solange é esposa do Geziel Carlos Pulga, juntos há 19 anos. Nasceu em Clevelândia (PR) e desde pequena conta sobre suas grandes paixões, a de inventar e a de aprender.
Nas casas onde morou sempre teve um espaço, um pequeno galpão contendo de tudo um pouco. Era o local onde Seu Leonel fazia a seleção e o beneficiamento das pedras preciosas que iam para a lapidação. Ele trabalhou com isso boa parte de sua vida. Era nesse espaço, também, onde a Dona Lurdes tinha seus apetrechos para cuidar das plantas e fazer suas artes e artesanatos.
Por mais simples que fosse, aquele lugar era para Solange e para sua irmã Simone um universo de possibilidades. “Não lembro de meus pais me darem nenhum brinquedo comprado. Todos os que tive na vida, brinquedos e brincadeiras saíram da minha cabeça e foram feitos pelas minhas mãos. Eles eram muito diferentes daqueles dos meus amigos. Era um universo lúdico de brincar. E os meus amigos muitas vezes deixavam os brinquedos deles de lado e queriam brincar com os meus porque eram exclusivos e sempre ligados a uma brincadeira, o que tornava tudo muito mais divertido”.
Nestes galpões e na natureza que os cercava, cada pedacinho de qualquer coisa era material para algo ser criado.
O encantamento por aprender a fez buscar seu primeiro emprego aos 13 anos de idade. Como as condições da família na época podiam oferecer o mínimo básico necessário para os estudos, Solange conta que os materiais escolares e livros eram o mais importante para ela.
A curiosidade de desvendar o mundo e seus saberes precisava de mais elementos. Então, decidiu pedir emprego no Estúdio Fotográfico do Senhor Setembrino, que era o mais famoso da cidade. Ela sabia limpar e organizar e foi assim que começou. Meio período estudava e outro trabalhava e tudo que recebia era direcionado para os estudos dela e da irmã Simone. “Foram cadernos de capa colorida, canetinhas, marca-textos, tinta para pintar, borrachas com cheirinho, estojo, canetas diversas e coloridas, além de muitos livros e gibis. O que para hoje pode parecer comum, nesse período era extraordinário. Fecho os olhos e lembro do cheirinho de todos aqueles materiais que para mim eram uma preciosidade e que eu cuidava como uma joia. E isso me inspira até hoje, por isso aprender para mim é mágico e tento dividir isso com as pessoas”, afirma Solange.
Finalizou o Ensino Médio, trabalhou no Setor Financeiro do Supermercado Rizzo, onde aprendeu muito. Em 1999, veio para Xaxim, formou-se em Administração e sua trajetória sempre esteve conectada com a educação. Deu aulas para cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de Administração, Publicidade e Propaganda e Secretariado em instituições do Oeste.
Especializou-se em Inovação no Processo de Ensino Aprendizagem e Metodologias Ativas e em Neuropsicopedagogia. Hoje está cursando Leaders of Learning (Líderes do Aprendizado) na Harvard Business School.
Há 11 anos, ela e a sócia Marli Lunardi criaram a PS English School. Escola especializada em Língua Inglesa para crianças a partir de dois anos e meio de idade. Hoje, é uma das maiores escolas do Oeste Catarinense nesta categoria de ensino, com cerca de 500 alunos de língua inglesa.
Mais recentemente, a pedido dos pais que conhecem a eficiência da metodologia da PS, passaram a oferecer o curso de Alfabetização em Língua Portuguesa, em decorrência do déficit por conta do período da pandemia de Covid-19, onde muitas crianças não conseguiram se alfabetizar.
A PS English School é uma escola que conta com toda a expertise de criatividade e metodologias modernas, um ambiente que tem como propósito “Abrir as portas do mundo para você entrar”. Tem como desafio ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, defendendo que o aprender não precisa ser penoso, difícil, doloroso, ao contrário, dedicam-se a desenvolver estratégias de ensino que permitam que o aluno se encante, se apaixone por aprender. E disso a Solange entende, já que se intitula uma “apreendedora”, uma pessoa apaixonada por aprender.
Para tanto, a PS criou para sua equipe uma cultura onde o aprendizado ao longo da vida (Lifelong Learning ) é trabalhado primeiro com o time e faz parte do dia a dia da empresa. Todas as sextas-feiras a equipe passa por mentorias para ter desenvolvimento constante. Isso exige tempo e investimento, mas é o único caminho para quem busca excelência na entrega.
E por falar em excelência, a PS desenvolve seus talentos e oportuniza crescimento. Além da equipe de teachers, hoje conta com a expertise e apoio de duas coordenações: teacher Gyulia Parizotto, responsável pela coordenação técnica em língua inglesa; e teacher Emanuela Ferreira da Silva, responsável pela coordenação pedagógica da Escola. Na secretaria administrativa atua a profissional Nely Herr.
Ainda, junto à mãe Lurdes, Solange trabalha em um projeto de adornos de parede (Wall Hanging) em macramê, lã e fios naturais que deverá ser lançado ainda neste segundo semestre. Se chama “entreNÓS”, um trocadilho que faz alusão por ser feito pelas duas e também aos nós do macramé. Serão adornos de parede super especiais para ambientes cheios de personalidade onde as pessoas, por meio das peças exclusivas, poderão dar um toque muito especial e particular à decoração de sua casa ou empresa. A primeira coleção já está com as peças praticamente prontas. O maior desafio para Solange hoje é viver distante geograficamente de sua irmã Simone, que há cinco anos mora em Sydney, na Austrália. Sempre foram inseparáveis. “A parte boa é que ela está vivendo seu sonho, morando e empreendendo lá, na área de moda”, destaca Solange. Elas puderam se ver pessoalmente duas vezes nesses cinco anos e Solange ressalta que foram os momentos mais emocionantes dos últimos tempos.
Receba nossas novidades,
atualizações e notícias