A mudança de temperatura pode gerar alguns incômodos e problemas bucais. Saiba como preveni-los
A chegada do inverno traz consigo algumas mudanças na nossa rotina alimentar e, consequentemente, pede mais cuidados com a saúde bucal. Nos dias frios costumamos consumir mais doces, bebidas quentes e também sentimos mais dor de dente. Essas dores e incômodos são comuns e podem estar relacionados a diversos fatores. Para explicar melhor a atenção que deve ser dada à boca nesse período, preparamos algumas dicas que vão ajudar no seu dia-a-dia.
Hidratação: no inverno é normal beber menos água e, com isso, você poderá ficar desidratado. A desidratação ocasiona a boca seca, que pode causar maior incidência de cáries, mau hálito e doenças gengivais. É comum também o surgimento de aftas durante o inverno, isso porque com o clima frio e seco, muitos vírus circulam e podem se manifestar em indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido.
Sensibilidade: Você sabia que o ar frio na boca tem o mesmo efeito de quando ingerimos algo gelado? Isso acontece pois a boca tem a mesma temperatura do corpo, enquanto a temperatura externa está mais gelada no inverno. Isso pode aumentar a sensibilidade dos dentes e, consequentemente, causar dores. Esses casos acontecem principalmente quando há lesões, cáries, traumas nas terminações nervosas ou desgaste no esmalte do dente. No caso de desgaste excessivo, o nosso conselho é usar cremes dentais para dentes sensíveis e optar por escovas de cerdas macias. Mas se o problema insistir, o indicado é procurar um dentista de confiança para iniciar um tratamento endodôntico, que consegue eliminar a dor da sensibilidade.
Gripes e resfriados x escova de dentes: Com a chegada do inverno, chegam também as gripes e resfriados. Por isto, previna-se! Sempre após um resfriado, faça a troca da sua escova de dentes, pois os germes podem ficar alojados nas cerdas e provocar novos resfriados. Cuide-se sempre.
Sinusite x incômodos bucais: A sinusite é uma doença muito comum no inverno. Ela causa a inflamação da mucosa dos seios da face, região que fica ao redor do nariz e pode causar uma maior pressão nos dentes pré-molares, causando uma dor que costuma ser confundida com a dor de dente. Para quem sofre de sinusite, a dica é mantê-la tratada, para que uma crise não prejudique mais ainda seu bem-estar.
Higiene bucal é fundamental: Lembre-se que independente da estação, é necessário escovar os dentes após as principais refeições e usar o fio dental. Além das dicas para manter a saúde bucal no inverno citadas acima, priorize um estilo de vida saudável, inclua bons hábitos de dieta e de higiene oral na sua rotina diária e visite regularmente o seu dentista. Assim você contribuirá para sua saúde geral, além de garantir um sorriso lindo e saudável.
Receba nossas novidades,
atualizações e notícias