Conheça a história de Thay Bertoncello, influenciadora plus size de Xaxim, que mostra que todos os corpos podem ser elegantes
Com quase mil seguidores no Instagram, o que antes era apenas um hobby, se tornou coisa séria para Thay Bertoncello. Em setembro de 2020, desempregada por conta de um corte de gastos na empresa em que trabalhava, ela passou a produzir conteúdo para a internet, mas tendo como foco um público em específico: aquelas mulheres, que assim como ela, não se encaixam nos padrões de beleza definidos pela sociedade como corretos.
“Quando fui demitida, fiquei em casa e comecei a ter crises de ansiedade. Foi aí que eu tive a ideia de começar a mexer com internet, procurar conteúdos, aprender mais e mais. Assim tive a ideia de abordar no meu insta o nicho da moda plus size. Pois é o meu corpo e me aceito assim”, conta a influenciadora.
Ao defender a aceitação do próprio corpo e provar que, indiferente do tamanho que cada mulher usa, é possível ficar bonita e usar roupas estilosas, Thay ganha espaço nas redes com a produção de vídeos divertidos e também parcerias com lojas de Xaxim para divulgar as peças plus size. “Comecei em uma loja em que minha irmã trabalhava, sem cobrar nada, só para ter experiência. E deu muito certo, sou muito grata por terem acreditado em mim. Hoje eu vejo que evoluí muito, em comparação com os trabalhos que fazia antes”.
Claro que no começo não foi fácil, foi preciso que ela se soltasse mais nos vídeos e fotos, melhorar a fala, estar atualizada sobre o assunto e buscar inspiração em quem já desenvolve esse trabalho. “A partir daí fui atrás de parcerias. Como nossa cidade é pequena, muitos não sabem o que você faz e a proporção que é as redes sociais hoje em dia. Por isso levei muito não, mas lojas também acreditaram em mim e somos parceiros até hoje. E foi aí que deu certo”, relembra.
Aprendizado para a vida
Além do trabalho nas redes sociais, Thay também atua como auxiliar de farmácia hospitalar em outra cidade, é mãe da Lara, de 17 anos, e da Alice, de 10, e esposa do Ataíde. Ela se considera uma mulher guerreira, que luta pelos objetivos e sonhos. “A minha personalidade, até que não conheço onde estou pisando, é ser meio retraída, mas depois me solto. Porém, as redes sociais vem me ajudando muito com isso,estou conseguindo quebrar um pouco esse gelo”.
Ela destaca que, por trás de cada publicação, tem muita dedicação, para entregar um bom conteúdo para os seguidores e para as lojas parceiras. “Eu gosto muito de fazer esses jobs, mas é preciso se empenhar, saber se maquiar, fazer cabelo e unha, porque no começo você não ganha um cachê enorme para poder se arrumar no salão. Sempre recebo muitos elogios e críticas. Já me perguntaram ‘quando que gordo fica elegante?’, então dei uma resposta a altura: sinto muito se você não se aceita e se você não fica elegante, porém eu me acho elegante e me aceito como eu sou”.
O poder da aceitação
Se hoje Thay pode servir de exemplo para que mulheres aceitem seu corpo, é por que ela sabe o desafio que é dizer não aos padrões estipulados, e seguir os seus próprios padrões. “Sempre vão ter as pessoas achando que a gente romantiza a obesidade, mas na verdade trata-se de aceitar seu corpo, porém, estando saudável. As modelos plus size estão entrando aos poucos, se inserindo e mostrando isso. Eu já cheguei algumas vezes a não me aceitar, com depressão e longe da família, 20 quilos em um ano, já tomei remédio, já fiz regime, hoje em dia eu me aceito e me acho bonita”, ressalta.
A influenciadora complementa que cada pessoa é livre para tomar suas decisões, por isso que não é errado uma mulher acima do peso querer emagrecer, o que não pode acontecer, segundo ela, é uma mulher se esconder por ter dificuldade para emagrecer. “A realidade não é só vestir 36. Você vai ser linda e mostrar sua beleza aparecendo, mostrando e falando sobre isso. E por consequência, acaba empoderando outras mulheres a se mostrarem como são, se aceitar com o que tem. Meu objetivo com o Instagram é levar autoestima para as mulheres”.
Planos para o futuro
Como Thay tem um trabalho além das redes sociais, sua dedicação exclusiva ainda não é voltada somente para moda plus size, mas o seu sonho é, um dia, trabalhar somente com moda e consultoria. O plano para esse ano é conciliar todas as parcerias com o outro trabalho, e, quem sabe, um dia só trabalhar como influenciadora de moda.
Mas ela sabe que todos tem um lugar ao sol, e por isso acompanha e apoia influenciadoras da cidade, além de se inspirar em personalidades com notoriedade em todo país. “Eu me inspiro para trazer conteúdo, stories, reels diferentes. Sigo blogueiras maiores, como Tatah Fávero e Ju Romano, para saber as tendências e elas são ótimas. É nisso que me inspiro para trazer mais conteúdo”, finaliza Thay.
@tatabertonvelloo
Receba nossas novidades,
atualizações e notícias