Sabotagem é definida no dicionário como o ato ou efeito de sabotar, provocar prejuízo ou dano, tentando impedir o funcionamento de serviços regulares; ação com objetivo de sabotar alguém.
E qual a relação disso com nossa saúde mental?
Em várias situações de nossa vida, bem mais do que desejamos, somos sabotados, prejudicados, perdemos oportunidades e relacionamentos. Por vezes a sabotagem é externa; porém, na maioria das vezes a sabotagem é auto-infligida, ou seja nós mesmos nos autossabotamos.
A autossabotagem é inconsciente, faz parte do padrão de funcionamento pessoal e familiar, e é universal, isto é, todos nós nos autossabotamos, a questão é identificar quais são nossos sabotadores e qual o impacto e intensidade deles nas nossas vidas.
Geralmente, os sabotadores utilizados na autossabotagem, estão relacionados ao que chamamos de crenças limitantes, que são frases, críticas ou comentários que ouvimos ao longo da vida, dos pais, maridos, esposas e que vão se enraizando no funcionamento das pessoas e interferindo na sua felicidade. Falas como: “você é incapaz; você é burra e feia, se não ficar comigo ninguém vai te querer” vão limitando a vida das pessoas, fazendo com que se contentem com a realidade vivida.
Diante disso, ao longo de situações em que nossos planos se frustram, o que acontece com qualquer pessoa, pois nem sempre conseguimos o que queremos na hora que desejamos, essas crença limitantes vão acionar gatilhos e os sabotadores vão usar essa frustração para confirmar o que sempre lhe disseram: “viu, eu não sou capaz”.
É importante para nossa saúde mental que sejamos nossos maiores incentivadores e motivadores, portanto, faça uma reflexão e identifique quantos empecilhos e dificuldades nós apontamos, antes mesmo de iniciar uma projeto ou tarefa; ao identifica-los você vai constatar que está se autossabotando.
O processo de autoconhecimento auxilia nessa tomada de consciência de como você funciona e a psicoterapia é fator importante nesse processo de identificação de tais comportamentos e aprender a funcionar diferente; não é um processo nem rápido e nem fácil, mas vale a pena o esforço para você ser agente ativo de sua vida.
Receba nossas novidades,
atualizações e notícias